sexta-feira, 22 de março de 2013



Compondo a mesa Vice Prefeito – Edilon Lopes, Prefeito - Davi Gilmar,Secretaria - Norma Cairuga, Representantes da Câmara de Vereadores e juntamente Vereador Arisnei Rocha, Professor Drº. Arquilau Moreira Romão.

         Cerca de 450 professores e monitores da educação infantil e ensino fundamental estiveram na manhã de quinta-feira, 28 de fevereiro, no Clube Tiradentes, participando da abertura do ano letivo de 2013, que apresentou a Conferência “O poder da palavra: o sentimento na educação”, ministrada pelo Professor Drº. Arquilau Moreira Romão.
        O evento contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Norma Anjolin Cairuga e sua equipe, do Prefeito Davi Gilmar de Abreu Souza, do vice-prefeito Edilon Oliveira Lopes, secretários municipais e de vereadores.
         O professor Dr. Arquilau iniciou sua fala abordando fatores que, de acordo com ele, são primordiais para aperfeiçoar o desempenho do professor, dentro da sala de aula. Ele fez  uma reflexão sobre nosso tempo, sobre o mundo globalizado, sobre a sociedade administrada e o império da razão instrumental que colocam em risco a própria sobrevivência humana. Qual o projeto político pedagógico para a humanização nas escolas? Como educar para humanização? Quais valores?
         O palestrante mostrou a distinção entre a informação, o conhecimento e a sabedoria e também a importância da máxima Socrática “Conhece-te a ti mesmo“.  Educador e educando como sujeitos de direitos e deveres. O compromisso de ensinar e aprender formando o aluno cidadão, solidário, ético, estético realizando de maneira plena todas as suas possibilidades para se educar para a autonomia e emancipação através da plena valorização da palavra e do diálogo. Essa ampla reflexão está ancorada no universo das artes: palavras e poesias.
      Ele conduziu a oratória, magnificamente, interagindo com o público, questionando-os sobre vários aspectos e principalmente, sobre a excelência na arte de ensinar: motivação e compromisso, fazendo uma reflexão sobre a incompletude do ser humano, que busca respostas para o seu papel no planeta; daí a necessidade de aprender sempre, mostrando que há seres com mais facilidade de aprender e outros de ensinar, e que o importante é buscar sempre caminhos para o nosso aprimoramento, autonomia e emancipação.
       Através de vídeos, encenação teatral, música e de uma coreografia envolvendo o público, o palestrante demonstrou que é possível dar uma aula dinâmica e significativa, sendo necessário, porém, repensar as práticas pedagógicas, indo muito além do que simplesmente  repassar conteúdos, tornando o processo de ensinar e aprender motivador e prazeroso.
       Quanto à formação moral e ética dos educandos, as práticas pedagógicas deverão transcender o individualismo utilitário da sociedade capitalista e buscar no fazer coletivo comprometimento com uma sociedade mais justa, mais fraterna e solidária, onde a escola seja um ambiente de pesquisa e conhecimento a serviço da humanização, e não apenas uma depositária de informações fragmentadas e distantes das vivências dos educandos.
            A Secretaria de Educação espera que o evento tenha servido como estímulo ao desenvolvimento das práticas dos educadores, buscando qualificar cada vez mais o ensino no nosso município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário