quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Importância vital dos minerais desperta atenção do Fórum Temático



A constatação de que as pessoas se beneficiam do uso dos minerais e metais e dos produtos derivados deles de inúmeras formas levou o Comitê Porto Alegre do Fórum Social Temático a dar luzes ao tema nas discussões do evento internacional que se realizarão na capital gaúcha entre os dias 24 e 28 de janeiro/12.

O assunto foi debatido em reunião realizada na sala do Fórum Democrático da Assembléia Legislativa /RS, dia 21 de outubro, sob a coordenação do engenheiro civil e diretor de Meio Ambiente da Força Sindical, Lélio Falcão, na presença do geólogo Julio Moretti Gross, do presidente da Câmara Municipal de Capão do Leão, vereador Paulo Roberto de Ávila, Arisnei Rocha, vereador de Charqueadas, Oniro Camilo, presidente do Sindicato dos Mineiros/RS e do Departamento Nacional do Setor Extrativo da CNTI, e a advogada ambientalista Carmen Regina Nogueira da Silveira, representando a UFPel.

Todos lembraram que em muitos casos o benefício do mineral nas vidas é indireto, como a energia que alimenta um computador que se origina da queima do carvão, ou do movimento de uma turbina de metal. As pessoas se beneficiam também da produção mineral, diretamente através do emprego na mineração, no beneficiamento, no refino, na reciclagem, e indiretamente nas rendas e nos meios de vida gerados na elaboração e venda de produtos minerais e produtos derivados.

Julio Moretti Gross, chamou a atenção para os benefícios derivados da utilização de produtos minerais, desde os usados diretamente, como suplementos dietéticos de zinco, até os produtos duráveis como ferramentas, tijolos, ladrilhos, aeroplanos, carros, e de produtos não minerais, obtidos mediante a utilização de minerais, a exemplo de alimentos que para serem produzidos requerem o emprego de tratores, arados e outros equipamentos fabricados a partir do metal. “Hoje em dia, a sociedade é dependente de materiais relacionados com minerais para geração e transmissão de energia, movimentação, transporte, informação, comunicação, abastecimento de alimentos, atendimento de saúde, além de um sem número de outros serviços”, enfatizou o geólogo.

Falcão lembrou que o uso e a produção mineral são também essenciais à subsistência das pessoas, através da geração de emprego e renda e para um número importante de economias nacionais. É provável que a demanda por produtos minerais aumente com o crescimento da população e da renda real per capita.

Os sais minerais são substâncias vitais de que compõe uma boa parte do nosso tecido corporal. São encontrados em frutas, vegetais, melado e mel de abelha. Os minerais incluem Cálcio, Fósforo, Ferro, Magnésio, Potássio, Sódio ou Zinco, entre outros, e são importantes para a saúde dos dentes, ossos, músculos, o equilíbrio hídrico do corpo e um conjunto de outras funções para o bom funcionamento do organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário